O que é cooperativismo

É uma filosofia de vida que procura transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz e equilibrado. A cooperação busca melhores oportunidades para todos os envolvidos no sistema. É um modelo que une o desenvolvimento econômico e o social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.

 

OS SETE PRINCÍPIOS
cooperativismo

Para direcionar os cooperativistas em todo o mundo, foram estabelecidos sete princípios. Eles são os mesmos desde que foi fundada a primeira cooperativa da história, em 1844.

Interesse pela comunidade

Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades é algo natural ao cooperativismo. Dessa forma, geram benefícios sociais e econômicos não só para seus cooperados, mas também para toda a sociedade.

 

Adesão livre e voluntária

As cooperativas são abertas para todas as pessoas que queiram participar, estejam alinhadas ao seu objetivo econômico e dispostas a assumir suas responsabilidades como membro.

 

Gestão democrática

As cooperativas são organizações democráticas controladas por todos os seus membros, que participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões.

 

Participação econômica dos membros

Em uma cooperativa, todos os cooperados são donos e têm participação nos resultados anuais. Os excedentes da cooperativa podem ser destinados a diversas finalidades, tudo sempre decidido democraticamente.

 

Autonomia e independência

As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas por seus membros, e nada deve mudar isso.

 

Educação, formação e informação

Ser cooperativista é se comprometer com o futuro dos cooperados, do movimento e das comunidades. As cooperativas promovem o desenvolvimento pessoal e, consequentemente, dos lugares onde estão presentes.

 

Intercooperação

Cooperativismo é trabalhar em conjunto. É assim, atuando juntas, que as cooperativas dão mais força ao movimento e servem de forma mais eficaz aos cooperados.


Mas o que é cooperativismo de crédito?

É uma organização em que todos se juntam em torno do mesmo objetivo, em que os cooperados são donos e têm voz ativa nas decisões. A cooperativa de crédito busca as melhores soluções financeiras para o grupo, praticando serviços justos e incentivando o desenvolvimento.

COMO O SICOOB
Funciona?

 

Poder de escolha

O primeiro passo para aproveitar todos os benefícios é baixar o app Faça Parte e seguir as orientações. O Sicoob está presente em todo o Brasil, assim é possível escolher a cooperativa mais próxima e que melhor vai atendê-lo.

 

Atendimento personalizado

Visite sua cooperativa, teremos o maior prazer em oferecer a melhor solução para você. Vamos ouvi-lo e indicar os melhores produtos, de acordo com o seu perfil e as suas necessidades.

 

Todo mundo ganha

Agora que você já é um cooperado, poderá participar diretamente dos projetos que impactam a comunidade, criando uma frente capaz de promover mudanças locais e gerando benefícios econômicos e sociais para todos!